POR QUE MUSCULAÇÃO?
“Musculação é um exercício seguro e eficiente no tratamento de pessoas fragilizadas, que melhora a força, flexibilidade, coordenação e resistência”

By MARCO POLO VANALLI
Por que musculação?
Para que algum tipo de exercício seja adequado para finalidades terapêuticas, tanto para doenças musculoesqueléticas como para doenças sistêmicas e fragilidade, as necessidades em eficiência e segurança precisam ser atendidas.
“Pessoas com maior força muscular apresentam menor risco de morte.”
Uma noção importante é que não existem exercícios que consigam associar estes dois fatores melhor do que a musculação. A musculação é o exercício mais adequado para pessoas sedentárias ou debilitadas, podendo ser adaptados para qualquer condição física.













Não é correta a suposição que a musculação é inadequada na presença de doenças, sendo uma atividade de academia restrita a pessoas jovens. A musculação só não pode ser praticada nos raros casos de em que existem contra-indicações para qualquer tipo de atividade física.
“Não podemos confundir saúde cardiovascular com aptidão cardiovascular. Aptidão cardiovascular é a capacidade de realizar esforços. A aptidão cardiovascular exige exercícios contínuos, do tipo correr, pedalar, nadar para a sua melhor estimulação, tendo saúde como resultado. Mas se o indivíduo faz uma atividade vigorosa, intervalada e não contínua como a musculação, ele não vai ter a “melhor” aptidão cardiovascular, mas vai estimular a saúde igualmente”.
O conceito correto é que a musculação é uma atividade muito segura e confortável mesmo na presença de doenças crônicas, sendo o exercício mais eficiente para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e promover saúde geral.
